Debates Psicanalíticos – Primeira Edição -23 de março de 2018 – 19h

A Sociedade Psicanalítica da Paraíba, em 2018, inaugura a atividade científica aberta ao público, intitulada “Debates Psicanalíticos”, com que objetiva tratar de um tema de interesse de psicanalista convidado(a) pela instituição, em diálogo com a SPP.

Em sua primeira edição, com o convite já aceito pelo Dr. Fábio Belo, psicanalista e professor da UFMG (conferencista da Jornada de 2017), discutiremos, em 23 de março de 2018, às 19h, o tema da adoção, muito importante para a teoria psicanalítica desde que Freud explorou o mito de Édipo Rei.

Bara e Owen, tios e pais adotivos de Luke, mostrado como um bebê nas cenas finais do Episódio III – A vigança dos Sith (2005)

Mas não só pela relação com o herói grego é possível pensar desdobramentos da adoção para o contemporâneo personagem de Luke Skywalker, antológico herói da trama em andamento há décadas, que faz fãs pelo planeta: “Star Wars”.

Por que os fãs de ficção científica de tantas gerações se veem envolvidos pelas histórias desse jedi?

Vamos juntos debater com nosso convidado! Preencha sua Ficha de Inscrição Debates Psicanalíticos 1ª Edição e garanta seu lugar nessa noite de interessantes trocas entre o cinema e a teoria psicanalítica em torno da adoção!

Nota de Pesar – Dr. Júlio de Mello Filho

A Sociedade Psicanalítica da Paraíba, consternada pelo falecimento do Dr. Júlio de Mello Filho, hoje ocorrido, expressa seu pesar, solidarizando-se à família do psicanalista fundador da Associação Brasileira de Psicossomática e divulgador das ideias de Winnicott em nosso País.

O Dr. Júlio de Mello Filho era pernambucano, residia no Rio de Janeiro e foi autor de diversas obras sobre psicanálise winnicottiana e psicossomática, publicados, entre outras editoras, pela Artmed e Casa do Psicólogo. Foi também professor da UERJ.

Inscrições abertas para o Instituto de Estudos Psicanalíticos Luís Maia 2018/2019

O Instituto de Estudos Psicanalíticos Luís Maia da Sociedade Psicanalítica da Paraíba (SPP) abre inscrições para os Seminários de Psicanálise, que se iniciarão em fevereiro de 2018.

VAGAS LIMITIDAS!

Folder – Instituto de Estudos Psicanalíticos Luís Maia da SPP 2018-2019

Lançamento de Livro-“Psicanálise(s): teoria, cultura e clínica”

Em 02 de junho, na primeira noite da VIII Jornada da Sociedade Psicanalítica da Paraíba, foi lançado, com a presença de aproximadamente 90 presentes participantes do Evento, o livro “Psicanálise(s): teoria, cultura e clínica”, organizado por Katherinne Gonzaga e Fernando Andrade, e publicado pela Editora CRV, de Curitiba, como parte das atividades durante o primeiro dia da VIII Jornada da SPP.

Os organizadores destacaram a história do livro, seu objetivo e, em particular, o legado de Luís Maia, sócio cofundador da SPP.

Com autógrafos de Fábio Belo e Cleon Cerezer, conferencistas convidados, a obra teve ótimo acolhimento entre os presentes, que foram recepcionados em seguida com coquetel.

Veja, aqui, o banner para o lançamento: 

Banner Lançamento Livro SPP

Protegido: A SPP tem novos Estatuto e Regimento

Este conteúdo está protegido por senha. Para vê-lo, digite sua senha abaixo:

SPP: breve cronologia dos principais eventos

A SPP viveu, ao longo de seus 20 anos, vários momentos importantes.

Veja, clicando aqui, uma breve cronologia que destaca alguns deles.

Ao final da relação, o registro da VII Jornada da SPP, nos dias 15 e 16 de maio de 2015. Participe!