Instituto

A SPP criou o Instituto de Estudos Psicanalíticos (Instituto) para dar sequência, em termos de formação teórica, ao extinto Grupo de Estudos Psicanalíticos da Paraíba. Atualmente, a SPP mantém o Instituto em João Pessoa-PB. O Instituto encarrega-se da formação teórica básica dos possíveis candidatos à SPP e de outros que, eventualmente, desejem conhecer a teoria ou incrementar uma cultura psicanalítica.

A partir de novembro de 2010, o  Instituto de Estudos Psicanalíticos (Instituto) passou a chamar-se Instituto de Estudos Psicanalíticos Luís Maia (Instituto), em homenagem ao sócio fundador e então presidente da SPP, Dr. Luís Martinho Ferreira Maia, falecido no dia 06.11.10.

O programa envolve o estudo introdutório da obra de Sigmund Freud (no primeiro ciclo, durante um ano) e de outros psicanalistas cujas teorias definem epistemológica e metapsicologicamente a Psicanálise, além de psicopatologia e clínica psicanalítica (no segundo ciclo, no ano seguinte).

Em 2017, cada Seminário do Instituto abordará a obra de psicanalistas que, em diferentes escolas, prosseguiram na produção de conhecimento metapsicológico e técnico – com ênfase nas contribuições de Klein, Winnicott, Lacan e Laplanche, bem como nas interfaces Psicanálise, Filosofia e Psiquiatria.

O Instituto tem como principal objetivo oferecer uma base teórica para os(as) candidatos(as) à nossa Sociedade. A integralização de seu programa de estudos é uma das condições necessárias para o ingresso na instituição. Mas ele está aberto também àqueles(as) que, sem almejar uma formação analítica, estejam interessados(as) no estudo da teoria psicanalítica. As únicas condições para o ingresso são, pois, ser profissional de nível superior ou concluinte de um curso que mantenha alguma relação com a psicanálise e ter o desejo de estudá-la.

CRONOGRAMA – 2017